Conheça melhor o bairro Badenfurt

Publicado em 05/09/2019 por Abelardo Imóveis

Badenfurt é o nome de um dos 35 bairros de Blumenau. Apesar de ter sido listado no Mapa da Colônia de Blumenau, em 1864, como um distrito de área rural, apenas há algumas décadas cerca de 30 anos - ele tornou-se efetivamente um bairro da área urbana.

Um pouco de história:

Seu nome, do alemão, significa caminho de Baden. Diz-se que foi nomeado dessa maneira em homenagem aos seus primeiros moradores que chegaram em meados de 1860, a maioria formada por imigrantes vindos de Baden, na Alemanha.

Dois pontos importantes de sua história são a construção de uma escola, cujo professor foi Bruno Schram, e a fundação da primeira capela de Blumenau, a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1864 e 1865, respectivamente. Outro marco foi a construção da Igreja Evangélica, erguida em 1872 pelso imigrantes.

Atualmente:

De lá pra cá muitas foram as mudanças. Com a implantação da Rodovia Werner Duwe (ou SC-418), houve um maior desenvolvimento do bairro. Hoje o bairro se destaca como um importante polo comercial e empresarial. Com boa infraestrutura, o bairro comporta várias revendedoras de automóveis. Além disso, não é por acaso que nele temos instaladas empresas de renome como Empresa têxtil Altenburg, PostHaus, Molas Obenaus, Plásticos Cremer e Comercio Cia Hemmer entre outras. Empresas que certamente vieram atraídas pela infraestrutura oferecida, e pela conveniência proporcionada pela BR-470 que corta o bairro, facilitando o acesso da chegada de insumos para alimentar as indústrias, bem como propiciando o escoamento da produção.

Aspectos físicos e humanos:

Com uma área de 11,54 km² está ligado ao bairro Testo Salto pela rua Werner Duwe (SC-418). Embora predominantemente industrial, o bairro tem um número bastante bom em relação à ofertas de serviços. Nele estão instaladas seis escolas do ensino básico ao médio, duas creches, dois ambulatórios e um abrigo da defesa civil.

Religião:

O bairro possui três igrejas evangélicas instaladas e outros locais voltados a estudos religiosos.

Recreação e Entretenimento:

No bairro é possível encontrar áreas para Esporte e Recreação, como a Associação Desportiva Cia Hemmer e o Clube de Caça e Tiro Badenfurt, bem como outras associações.

Melhorias:

De fácil acesso e muito bem comunicado, o bairro recebe a BR470. Além disso, recentemente o bairro recebeu uma grande obra. Final de 2014, foi inaugurado o Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner, popularmente conhecido como Ponte do Badenfurt. A obra, que foi iniciada em 2011 com o objetivo de dar mais agilidade no trânsito local, liga a BR-470 à Rua Bahia. Além de tornar muito mais fácil a vida de quem vive no bairro, valorizou também os imóveis na região.