Boa Vista: um bairro em constante crescimento

Publicado em 05/09/2019 por Abelardo Imóveis

O bairro Boa Vista, criado em 1956, foi batizado dessa maneira graças ao Morro Boa Vista. Com 165 metros, em seu ponto mais alto, o morro permitia que se tivesse uma visão panorâmica e estratégica da Área Central da Colônia. Popularmente também foi conhecido como Morro da Banana, pois durante anos ali havia plantações da fruta.

Predominantemente residencial, tem tido o seu perfil alterado nos últimos anos, isso porque é crescente o número de estabelecimentos de comércio no bairro e em seu entorno. Neste artigo abordaremos essa e outras informações sobre esse bairro.

Localização:

Fica localizado na porção leste da Região Central do município de Blumenau. Limita-se ao Norte com o rio Itajaí-Açu e ao Sul com o bairro Victor Konder, a Leste o rio Itajaí-Açu e a Oeste os bairros Itoupava Seca e Victor Konder. O bairro ocupa a área na margem direita do rio Itajaí-Açu que contorna o morro da Boa Vista com 165 metros de altitude e outro morro menor, ao Sul, com 60 metros de altitude. A área urbana de 1,11 km² apresenta ocupação predominantemente residencial.

Aspectos físicos:

Maior parte de sua área é ocupada por morros, tendo uma forma triangular de Norte a Sul. Com belas paisagens, o bairro conta com vegetação exuberante. Em seu relevo onde abundam os morros, também conta com rio Itajaí-Açú e pequenos córregos.

Crescimento e desenvolvimento econômico:

O número de estabelecimentos comerciais e industriais cresceram nas últimas décadas, atualmente a maior parte dos empreendimentos é voltada para a comercialização e distribuição de alimentos, bebidas e vestuário. O bairro conta com uma quantia razoável de empresas prestadoras de serviço, entre elas destaque para as que trabalham com manutenção. Também é possível observar o investimento das construtoras no local, antes um bairro mais horizontalizado, agora é possível perceber alguns conjuntos de edifícios construídos sobre a sua área. Os moradores do bairro ainda podem contar com os serviços de mais de 40 profissionais autônomos. Um dado importante sobre a configuração do bairro é que nas ruas Carlos Rischbieter, Adolfo Tallmann e Frederico Deeke estão concentradas mais de 55% das empresas do bairro.

Um de seus destaques no crescimento aconteceu a partir de 1943 quando Blumenau visa o aumento da população sentindo a necessidade da construção da primeira estação de tratamento de água a ETA I, no Morro da Boa Vista e uma rede de distribuição com então 43 quilômetros.

Aquela estação, que por muito anos foi conhecida simplesmente como Caixa d´Água, se tornou em 1º de Setembro de 1999, o Museu da Água. Desde então, seu espaço é muito visitado, e nele pode-se observar peças, equipamentos, fotos, acompanhar o processo do tratamento de água, alem de poder ver a cidade do mirante que existe no local. O Museu procura exibir uma abordagem da água não só como líquido essencial para a existência da vida, mas suas diversas aplicações, como força motriz, por exemplo, que ajudou a impulsionar a então colônia de Blumenau.

Infraestrutura:

Para atender à população estão instaladas no bairro uma creche municipal, uma escola municipal, uma Unidade de Saúde Básica e uma casa asilar. Para os religiosos há a Capela São Francisco de Assis. O bairro uma praça e 19 ruas, sendo a principal a Avenida Martin Luther, criada em 19 de setembro de 1985. Ela foi construída seguindo o extinto leito da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC).

Com uso predominantemente residencial, é considerado um lugar calmo para se viver, isso graças a seu isolamento.


https://www.abelardoimoveis.com.br/