Bairro Centro: A modernidade e a Tradição juntas no mesmo local.

Publicado em 06/09/2019 por Abelardo Imóveis

O bairro Centro que abriga o museu da Família Colonial, antiga residência do Dr. Blumenau, situa-se na região centro-leste do município. Banhado pelo rio Itajaí-Açú, principal rio da cidade, é marcado pelo forte comércio. Possui monumentos históricos, como o Teatro Carlos Gomes e museus que contam a história do município, entre eles o de hábitos e costumes, e o museu da cerveja.

Com 77 ruas, tendo como principais as ruas XV de novembro, 07 de setembro e Alameda Rio Branco,o bairro apresenta uma vegetação densa na parte sul. E que encontra-se protegida no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, com 23 hectares de Floresta Atlântica muito bem conservados.

Um pouco da história:

Criado em 28 de abril de 1956, teve o início das marcações de lotes coloniais em direção ao Garcia, com o primeiro lote pertencendo ao Dr. Blumenau. A povoação se deu no início do Garcia, Vorstardt, Jardim Blumenau e uma parte da rua XV de novembro (que nasceu de uma história em que os colonos procuravam uma vaca perdida no mato, abrindo uma picada bastante sinuosa, e tinha como apelido inicial ?rua da linguiça? (Bratwursttrasse)). À medida que se abriam ?picadas?, dando origem as primeiras ruas, os lotes iam sendo demarcados e ocupados a partir dos ribeirões e do Rio Itajaí-Açú. Sempre eram reservadas áreas para igrejas, escolas e cemitérios.

Localização:

Localiza-se no lado direito do Rio Itajaí- Açú, seus limites são ao norte o bairro Victor Konder e Vorstardt, ao sul, Bom Retiro, Jardim Blumenau, Garcia e Ribeirão Fresco. Área Rural ao leste e os bairros da Velha e Vila Nova ao oeste.

Aspectos físicos:

Ausente de vegetação natural do local, possui apenas tratamentos paisagísticos em alguns locais. Sua hidrografia é composta pelo Rio Itajaí-Açu, Ribeirão Garcia e Victor Konder, e seu relevo é completamente plano.

Crescimento e desenvolvimento econômico:

Com um pouco mais de 2.054 residências, e aproximadamente 4.298 habitantes, tem como principal atividade econômica a de comércio e serviços, concentrados principalmente ao longo das ruas XV de novembro e 7 de setembro. Possuindo até o ano de 2010, 1.521 estabelecimentos com atividades comerciais e 1.862 com atividades prestadoras de serviços.

Infraestrutura:  

Possui uma infraestrutura muito extensa: vinte e uma instituição de ensinos, dezenove instituições filantrópicas, dezesseis relacionadas à saúde e bem-estar social, oito praças, nove instituições voltadas a cultura.

A Fundação Cultural, conhecida como antiga prefeitura, possui uma arquitetura única e encontra-se no centro de Blumenau. Exerce um papel fundamental na área cultural da cidade, disponibilizando aulas voltadas para a dança, teatro e música. Hoje na Fundação também está o Museu de Arte de Blumenau, com um acervo de mais de 400 obras e exposições o ano inteiro.

Recreação e Entretenimento:

O bairro abriga um dos principais teatros da cidade. Construído em 1939, o Teatro Carlos Gomes, foi criado para sediar grandes acontecimentos culturais. Traz uma série de entretenimentos voltados para a música e teatro. Há também a presença de museus que contam a história da cidade e servem como pontos turísticos para visitantes. Alguns dos pontos turísticos presentes no centro da cidade são a Macuca e a Prefeitura Municipal de Blumenau, a Ponte de Ferro, o Castelinho da Havan, a própria Rua XV que possui vários imóveis de belas arquiteturas, entre outros.

Para quem busca um pouco de lazer, além dos pontos turísticos, o centro tem atrativo como as praças, e permite uma gostosa caminhada com linda vista ao longo da beira-rio, recentemente equipada com aparelhos para exercícios físicos. O shopping Neumarkt também é encontrado no centro, tem como principais atrações o cinema, exposições e o seu comércio.

Para pessoas que gostam de praticar atividades religiosas e de apreciar belas arquiteturas, a Catedral São Paulo Apóstolo também está situada no bairro, construída em 1958, e possui horários de missas frequentes, tem também grupo de jovens.

Sem dúvidas, é um bairro cheio de atrativos e elementos culturais e merece sempre ser muito bem lembrado e apreciado.


https://www.abelardoimoveis.com.br/