Bairro do Salto - Um local de grandes construções

Publicado em 07/09/2019 por Abelardo Imóveis

Criado no dia 28 de abril de 1956, localiza-se na região central de Blumenau, e recebeu esse nome porque neste local o Rio Itajaí Açu forma um salto de aproximadamente 8 metros. Abriga a estação de tratamento de água ETA II, que opera no bairro desde 1970. É cortado pela Rua Bahia, ao longo da qual se desenvolvem usos variados: industrial, comercial, de serviços e institucional. Apresenta características residenciais, com um crescimento acentuado das atividades econômicas, onde a principal é o setor industrial.

O bairro possui monumentos históricos como o casarão da Família Scardueli de 1912, na cabeceira da ponte Lauro Muller, representando a arquitetura da imigração alemã.

Com cerca de 5.168 habitantes e 1.577 domicílios, apresenta uma área urbana de 2,44km². O bairro ainda possui em sua superfície uma presença da vegetação florestal. Possui terrenos planos na beira do rio onde se localizam as residências.

Aspectos históricos:

Em 1905 iniciou-se a construção da Usina do Salto, primeira usina hidrelétrica do Estado de Santa Catarina, que entrou em funcionamento no ano de 1915, dando origem a Empresa de Força e Luz de Santa Catarina, que futuramente seria substituída pela atual CELESC- Centrais Elétricas de Santa Catarina. Em 1923 o bairro recebeu sua primeira linha telefônica.

A Rua Bahia, era conhecida como Estrada Geral, porque era através dela que era feito todo o transporte com o Médio e Alto Vale do Itajaí. Recebeu seu nome oficial em 1926. Outra ligação com o Alto Vale era pela Estrada de Ferro, ferrovia que foi desativada no ano de 1964 com a alegação que havia se tornando anti-econômica.

Em 1913 foi inaugurada a ponte Lauro Muller, um ícone da cidade de Blumenau, também conhecida como ponte de ferro, pois possuía uma estrutura de ferro feita na Alemanha. Em 1982, a ponte ruiu em um vão de 30 metros. Após, teve sua reconstrução baseada no projeto original, e foi inaugurada novamente um ano após seu desabamento.

Localização:

Tem como limite ao Norte o rio Itajaí-Açu e ao Sul o bairro Escola Agrícola. O bairro Itoupava Seca ao Leste e ao Oeste o bairro Salto Weissbach.

O bairro liga-se à região norte da cidade através da ponte Lauro Muller, facilitando o acesso para BR-470 em sentido ao médio e alto vale, com o deslocamento mais rápido até a cidade de Indaial.

Encontra-se próximo a Instituição de Ensino Uniasselvi e tem acesso rápido ao Norte Shopping, que possui 157 lojas, 7 salas de cinema e uma ampla área de restaurante e lazer!


Crescimento e Desenvolvimento econômico: 

A maior concentração das empresas do bairro está nas Ruas Bahia, Dr. Fritz Muller e José Deeke, totalizando 63,4% de empresas no bairro.

No período de 1980/2010 as atividades industriais tiveram um crescimento de 6,2% ao ano, possuindo 67 estabelecimentos até 2010, no setor de alimentos, equipamentos industriais, vestuário, construção civil.

As atividades comerciais tiveram um crescimento de 4,5% ao ano, comercializando alimentos, cosméticos, material de construção, material hidráulico, elétrico, etc.

Infraestrutura:

O bairro possui uma infraestrutura menor comparada a outros bairros da cidade. Com apenas uma escola, a Escola Básica Prof. Hella Altenburg e mais duas instituições de ensino, cinco órgãos públicos e três instituições de saúde. É onde está localizada a sede do principal jornal da cidade, o Jornal de Santa Catarina.

Com grandes construções o bairro sempre se destacou e ainda se destaca no desenvolvimento de Blumenau, com uma contribuição rica de histórias do passado da cidade.


https://www.abelardoimoveis.com.br/