Escola Agrícola - Um bairro de qualidade para se viver.

Publicado em 07/09/2019 por Abelardo Imóveis

Um pouco da história:

O bairro Escola Agrícola tem essa nomenclatura devido ao fato de que em 1938 José Ferreira da Silva criou uma escola agrícola municipal para atender crianças carentes da região, oferecendo escolaridade, alimentação e profissionalização, em regime de internato.

Anteriormente, em 1956, quando foi criado, o nome do bairro era "Asilo". Isso porque em 24 de abril de 1940 foi consagrada a Capela São José, anexa à escola, onde passaram a abrigar idosos, tornando-se também asilo. Logo depois, passou a abrigar também os idosos da casa São Simeão, que se encontrava na Rua Itajaí próximo ao Hospital Santo Antônio, portanto, a Capela passou a ser chamada de Casa São Simeão.

Por meio da associação de moradores do bairro criou-se um abaixo assinado, pedindo a mudança da nomenclatura Asilo para Escola Agrícola. E em 25 de novembro de 2004 o bairro teve a denominação alterada oficialmente, tornando-se assim o bairro Escola Agrícola.

Hoje, com mais de 12.854 habitantes o bairro apresenta características residenciais, embora possua um crescimento acentuado nas atividades econômicas.

Curiosidades:

Uma tragédia em 1978 destruiu o asilo anexado ao lado da escola agrícola. O incêndio provocado por um vazamento de gás ocasionou na morte de oito idosos. Quatro anos mais tarde, em 1982 teve a sua reconstrução e ampliação.

A Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, mudou-se para o bairro em 1960, na Rua Benjamin Constant, e foi instalada próximo as dependências da antiga escola agrícola.

A Rua principal Benjamin Constant, era conhecida como Gottlieb Reif, e só passou a ser chamada pelo seu nome atual em 18 de agosto de 1942.

Localização:

O bairro encontra-se na região central de Blumenau, com limite ao norte pelo bairro Do salto; ao sul, com o bairro Água Verde; a Leste com os bairros Itoupava Seca e Vila Nova e ao Oeste com o bairro Salto Weissbach.

Próximo da Vila Germânica, onde acontecem diversos festivais culturais, feiras e exposições ao longo do ano. O bairro possui acessibilidade para a Rua Bahia no bairro do Salto, facilitando o caminho para Indaial e regiões.  

Aspectos Físicos:

Apresenta trechos de densa floresta e com morros entre 100 a 200 metros de altitude, como o morro conhecido por "Morro da Rua Coripós". Possui uma vegetação densa e alta. Possui formações baixas de arbustos, árvores na subida dos morros e em partes baixas do bairro.

Aspectos econômicos:

O uso predominante é o residencial, porém, ao longo da rua Benjamin Constant, uma das principais ruas do bairro, existem usos variados: residencial, comercial, serviços e institucional. Ao longo da rua Norberto Seara Heusi existe uma grande concentração de usos públicos, como o Asilo São Simeão, a Horta Municipal e a Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB).

No período de 1980/2010 o bairro teve um crescimento de 3,7% ao ano nas atividades industriais, no setor de máquinas, vestuário, alimentos e etc. Possuindo até no ano de 2010 noventa estabelecimentos nestes setores.

As atividades comerciais neste mesmo período cresceram 3,3% ao ano, chegando a 174 estabelecimentos até o ano de 2010, em comércios de combustíveis, alimentos, bebidas e etc.

Infraestrutura:

Possui mais de dezesseis instituições de ensino, das quais são escolas municipais e particulares, creches, cursos profissionalizantes, escola de idiomas, entre outras. O bairro também possui um ambulatório geral, três casas asilar, e outras instituições sociais.

O bairro abriga a Paróquia Santa Terezinha, a Capela São Pedro e a Igreja Evangélica Assembléia de Deus.