Bairro Fidélis, do Rural ao Urbano.

Publicado em 07/09/2019 por Abelardo Imóveis

Aspectos Históricos

O bairro recebeu o nome de Fidélis, devido ao rio existente na região, pois os moradores se referiam ao rio em dialeto alemão com a frase "fluss geht gans Fidel" que quer dizer rio que corre mansamente. A palavra "Fidel" acabava sendo pronunciado como Fidélis dando assim, origem ao nome.

Inicialmente o bairro possuía uma extensão de terra de 0,5km². A partir de 1995 o bairro teve sua extensão de terra ampliada passando para 11,3km², consequência da lei sancionada que ampliava o perímetro urbano de Blumenau.

Um dos maiores loteamentos populares de Blumenau, a COHAB I, também conhecida como Vila Jonas Neves, teve sua criação no ano de 1986, e em 1994 o COHAB II foi criado para atender as necessidades da população.

Localização

Encontra-se na região nordeste de Blumenau, do lado esquerdo do rio Itajaí-Açu. Limita-se ao Norte com o bairro Itoupava Central e área rural leste de Blumenau; Ao Sul com os bairros Fortaleza e Fortaleza Alta; Ao Leste com área Rural e ao Oeste com os bairros Itoupava Central e Itoupavazinha.

Limita-se ao extremo sul pela BR 470, e tem em suas proximidades o Norte Shopping e a faculdade Uniasselvi, uma grande instituição de ensino da região.

Aspectos Físicos

Com uma floresta quase inexistente possui uma superfície coberta de vegetação constituída por pequenas árvores, arvoretas e arbusto, e recortada pelos ribeirões Itoupava e Fidélis. Um terreno com inclinações pouco acentuadas, facilitando para as atividades de agricultura e pecuária.

Aspectos Econômicos

Até o aumento do perímetro urbano de Blumenau, o bairro apresentava aspectos residenciais, porém a ampliação da sua área urbana e a venda da BR- 470 em um dos limites do bairro, permitiu instalações de novas atividades econômicas.

O bairro Fidélis é predominantemente residencial e muito tranquilo, na área urbana do bairro ainda é possível encontrar pequenas hortas nos fundos de quintais e pecuárias, para consumo próprio. Na área rural é possível encontrar uma região agrícola muito significativa, com plantações de bananas, milho, aipim, mandioca. Também criações de bovinos, suínos e gado de leite.

Nos anos de 1980/2010 o bairro teve um crescimento de 8,1% ao ano nas atividades industriais, pulando de 04 estabelecimentos indústrias em 1980 para 41 em 2010, em atividades como: vestuário, cerâmica, móveis, esquadrias, etc.

As atividades comerciais neste mesmo período tiverem um crescimento de 8,9% ao ano, comercializando alimentos, bebidas, brinquedos, materiais de construção, etc.

Ele ainda conta com aproximadamente 51 atividades prestadoras de serviço, destacando-se as atividades de empreiteira de mão de obra, manutenção industrial, funilaria, metalúrgica, representação comercial, galvanização, tornearia, serviços gráficos, serviços em equipamentos eletrônicos, transportes, etc.

Infraestrutura

Na Rua Professor Hermann Lange situa-se a Escola Reunida Municipal Rodolfo Hollenveger, um Centro Social e uma Unidade Avançada de Saúde. O bairro ainda possui mais uma escola Estadual, duas escolas municipais e três creches para atender os moradores. Possui um Asilo Lar Ancionato São Lucas, e mais três entidades religiosas. Sendo que uma delas é a Igreja com Evangélica do Fidélis, inaugurada na década de 50.

Recreação e Entretenimento

No Fidélis existe uma sociedade recreativa e esportiva, uma associação atlética e um clube de Skat.