Blumenau: História e Tradição

Publicado em 02/09/2019 por Abelardo Imóveis

As referências históricas de Blumenau podem ser vistas nas ruas: as casas de arquitetura enxaimel, os monumentos, a gastronomia, as ruas e jardins floridos remetem a colonização alemã.

Apesar da região já ter sido habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, foi a chegada do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e outros 17 imigrantes, em 2 de setembro de 1850, que marcou a fundação da cidade.  

A área se estabeleceu primeiramente como uma colônia agrícola de imigrantes europeus, porém o rápido crescimento a elevou a categoria de município em 1880.

O centro urbano de Blumenau, a Stadplatz, originalmente abrangia o que é hoje conhecido como Centro Histórico até o final da atual rua XV de Novembro, onde fica a atual prefeitura e que no passado abrigava a estação ferroviária.

A origem da Rua XV de Novembro tem uma história curiosa.

Tudo começou com uma vaca perdida no mato. Quando colonos abriram uma picada para procurar o animal, formou-se o primeiro traçado da rua que ficaria famosa por concentrar o comércio da cidade. A população passou então a chamá-la de Bratwursttrasse, Rua da Linguiça, por conta da estreiteza e sinuosidade. Com a Proclamação da República em 1890, passou a se chamar Rua XV de Novembro. Foi a primeira rua de Santa Catarina a receber pavimentação com paralelepípedos, em 1929. No ano 2000, em homenagem ao seu 150º aniversário, a rua XV foi reurbanizada.

A partir do século XX, a cidade passou por um processo de urbanização, no qual surgiram as primeiras indústrias têxteis da região, que ainda é responsável pela principal atividade econômica da cidade e inclui indústrias de grande porte como a Cia. Hering, a Karsten, e a Teka.

Hoje, o município é famoso por manter os costumes germânicos de seus colonizadores, como a realização da Oktoberfest, que atrai de 600 mil visitantes por edição.


https://www.abelardoimoveis.com.br/