Como comprar um imóvel?

Publicado em 03/09/2019 por Abelardo Imóveis

Como comprar um imóvel?

A compra de um imóvel, seja ele para uso ou apenas para fins de investimento, envolve muitos fatores e não deve ser feita por impulso. É preciso levar em conta aspectos como localização, infra-estrutura, preço, formas de pagamento e as condições do imóvel, sempre avaliando a relação de custo e benefício. Confira algumas dicas que podem auxiliar no processo de compra.

Qual o primeiro passo antes de comprar um imóvel?

Seja qual for o tipo de imóvel que você procura - residencial, comercial ou rural - tenha a certeza que ele é adequado às suas necessidades. Defina se quer investir em um imóvel novo ou usado e avalie as vantagens que cada um oferece. Este é o primeiro passo para garantir que a compra do imóvel não se torne motivo de arrependimento posterior.

Ao optar por um usado, verifique se o pagamento do IPTU está em dia. Para isso, peça uma certidão negativa na Prefeitura apresentando a capa do carnê do IPTU. Dependendo da cidade, a resposta é dada na hora.

Se o proprietário não quiser fornecer a capa do carnê, fique atento. Talvez seja o caso de solicitar um documento mais detalhado, como uma Certidão de Débito da Prefeitura, que pode levar uma semana. Este documento será necessário futuramente, no ato da transferência de propriedade do imóvel. Antes de fechar negócio, procure verificar se há possibilidade de o imóvel ser desapropriado.

Qual a melhor forma de pagamento?

Há várias opções de pagamento na compra de um imóvel. Para quem possui uma quantia razoável de dinheiro acumulado, o pagamento à vista é o mais vantajoso financeiramente. Quando esta opção de pagamento é apresentada, normalmente vem acompanhada de um desconto no preço do imóvel.

Se você não dispõe da verba total, pode optar por um dos três modelos principais de financiamento: o empréstimo via banco ou imobiliária, o financiamento do imóvel na planta e o consórcio.

Alguns bancos oferecem facilidades como isenção de taxas ou limite menor de entrada aos seus correntistas. Dentre todos os modelos de empréstimo, o mais tradicional é o da Caixa Econômica Federal, que permite o financiamento de até 100% do valor do imóvel e um prazo de pagamento de até 30 anos.

Em que situações posso usar o FGTS?

No caso dos financiamentos bancários, é possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como parte da parcela para recebimento das chaves ou como forma de abatimento durante o pagamento das prestações.

Contudo, nem todos os imóveis na planta ou em construção dão a opção do uso do FGTS. É o caso dos que usam carteiras hipotecárias como garantia. Essa modalidade é normalmente usada para imóveis com valores acima de R$ 300 mil. Nos consórcios, você pode usar seu fundo de garantia como parte do lance para conseguir a carta de crédito.

Que documentos precisam ser gerados para sacramentar o negócio? 

Para ser proprietário de fato de um imóvel, é preciso elaborar e encaminhar a escritura ao Cartório de Notas, além de registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis. Somente após o registro obtém-se o direito real sobre o imóvel. Após a finalização desta etapa, pode-se efetuar a transferência do IPTU para o nome do novo proprietário.