Bairro Bom Retiro: Tradição mantida durante anos

Publicado em 06/09/2019 por Abelardo Imóveis

O Bom Retiro é um dos bairros mais antigos de Blumenau. Situado na zona sul, próximo à zona central, ganha destaque pela presença da indústria Hering. Uma empresa forte no ramo têxtil fundada em 1880 pelos irmãos Bruno e Hermann Hering, está em constante crescimento acompanhando a evolução da sociedade investindo em inovação, destacando-se pelo Mundo.

O bairro guarda as marcas da colonização e industrialização da cidade. Marcas que são evidentes na arquitetura dos palacetes blumenauenses, estando os mais importantes situados no bairro Bom Retiro, instalados em áreas de paisagem bastante preservadas e próximas ao centro. Outros palacetes ainda estão preservados no Jardim Blumenau, Vila Formosa e Victor Konder.

Um pouco de história:

Criado em 28 de abril de 1956, o bairro anteriormente era conhecido por Jammerthal (Jammer = inhame). Nome derivado de uma planta que existia em forma abundante às margens do ribeirão Retiro. Seu nome atual vem graças à tranquilidade que inspirava a região por onde se estendia em torno do estreito vale por onde o ribeirão Retiro passava.

O Bom Retiro era e, continua sendo, um bom lugar.

Localização:

Posicionado na região central da cidade, seus limites são os bairros Centro e Velha, Jardim Blumenau e a área rural sul de Blumenau.

Aspectos físicos:

Possui uma vegetação marcada por arbusto e árvores de pequeno porte, que se tornam mais exuberantes nas encostas, acompanhando o aumento da altura. Sua hidrografia é composta pelo Ribeirão Bom Retiro. Já no que se refere ao relevo, é formado por um vale estreito, com altura que ultrapassam os 200m (morro da Cia. Hering).

Crescimento e desenvolvimento econômico:

O Bairro ultrapassa os 1.264 habitantes. Segundo fontes existem mais mulheres do que homens. Sendo a população composta de 52.82% de mulheres e 47.18% de homens. Em relação à faixa etária, cerca de 74% da população tem ente 15 e 64 anos. Ali existem mais jovens do que idosos, sendo a população composta de 15.4% de jovens e 10.4% de idosos.

Este é um bairro voltado às atividades ligadas ao comércio e à prestação de serviços, que ocorrem ao longo das ruas Hermann Hering e Victor Hering.

Infraestrutura:  

Para atender à população o bairro conta com infraestrutura bastante consolidada: oito instituições de ensino, três unidades de atenção à saúde e sete associações civis, entre sindicatos e ONG's.

A ONG APRABLU é uma organização não governamental, formada por voluntários que visam ao bem-estar e à proteção dos direitos dos animais, muito conhecida e valorizada na cidade.

O bairro também conta com o Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel onde são discutidos assuntos administrativos, culturais, filosóficos e sociais, não só de condutas médicas, mas também sócio-comunitárias.

Recreação e Entretenimento:

Um dos principais atrativos do bairro é sem dúvidas o Museu Hering, nele além de entrar em contato com a história da Indústria, pode-se conhecer melhor o processo de formação da cidade e do bairro. Além disso, o museu está instalado em uma casa típica alemã construída no século XIX, conhecida como enxaimel, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.

No bairro também há presença de praças para crianças brincarem, e o outlet da Hering, que fica quase em frente ao museu, um ponto turístico para compras, onde é possível comprar mais em conta roupas de coleções anteriores da marca.

Sem dúvidas, este bairro tem muita história para contar.


https://www.abelardoimoveis.com.br/