MOBILIDADE URBANA EM BLUMENAU

Publicado em 01/11/2019 por Abelardo Imóveis

A busca pela mobilidade urbana é um desafio enfrentado pela maioria das grandes cidades no Brasil e em Blumenau não seria diferente.

Tem como objetivo a integração entre os diferentes modos de transportes e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município.

Os municípios tem por atribuições planejar, executar e avaliar a politica de mobilidade urbana, bem como promover a regulamentação dos serviços de transporte urbano; prestar, direta, indiretamente ou por gestão associada, os serviços de transporte público coletivo urbano, que tem caráter essencial; e capacitar pessoas e desenvolver as instituições vinculadas à politica de mobilidade urbana do município.

Em Blumenau temos o projeto Blumenau 2050 que vem agregar conhecimento em benefício da cidade, por meio de dados sólidos e propostas viáveis.

Um diagnóstico da situação atual e as bases para as projeções socioeconômicas, serviram de base para as projeções de demanda por transportes e a evolução da mobilidade em Blumenau para curto, médio e longo prazos.

Há aspectos relevantes do plano que irão gerar benefícios significativos para o município e as recomendações base para o planejamento futuro do mesmo.

A proposta do Blumenau 2050 é incentivar o uso de meios de transporte alternativos ao automóvel. Este é o caso da bicicleta. Para tal, está sendo feita uma estrutura cicloviária que permitirá a integração das ciclovias e ciclofaixas já existentes no município. Esse é um grande desafio que se apresenta para os próximos anos de integrar esses meios de transporte, para que o morador de Blumenau e o visitante possam fazer o seu trajeto urbano de maneira rápida e a um custo acessível.

Está sendo desenvolvido um projeto de intervenção nas margens do Rio Itajaí-Açu e na área que corresponde ao antigo centro histórico, chamado Circuito Ciliar da Região Central, que prevê um roteiro de atrativos interligados por esplanadas de caminhada e ciclovias, revitalizando toda área e valorizando a paisagem urbana.

Portanto, ter imóvel em Blumenau são garantias de bem viver e de bom retorno financeiro. A cidade também apresenta uma economia consolidada e muito forte. Blumenau está sempre em busca do desenvolvimento morar em Blumenau é sinônimo de qualidade de vida.