Dicas de como adaptar seu pet ao novo lar

Publicado em 19/07/2023 por Lucas Batista do Rosário

Vai mudar de moradia e não sabe como ajudar seu pet a se acostumar com isso? Nós separamos algumas dicas simples, mas que ajudam e muito na hora dessa mudança!

É natural que os animais de estimação levem um tempo para se acostumarem a sua nova casa, ele com certeza vai estranhar o novo território e agir diferente no início. Por isso é importante que no dia da mudança, você leve ele para passear um pouco e deixe na casa de algum parente ou amigo que ele conheça, pois ele precisa ficar num lugar tranquilo, sem a movimentação intensa de pessoas estranhas, móveis, caixas e caminhões de mudança.

No início

Logo que se mudar, apresente a nova casa para seu novo morador. Você já conhece, ele não. Faça um tour pelo espaço com o seu pet. Se for um cachorro fica fácil, mantendo-o preso à guia para que ele fique seguro e então deixe-o cheirar cada cantinho. Gatos são mais demorados para se adaptar a cada cômodo, eles sempre vão dar um jeito de ir atrás da casa antiga. Por isso, o ideal é programar a mudança para uma sexta-feira, para que no final de semana haja tempo para observar o comportamento do pet.

Defina logo no início a rotina e o local da ração, da caminha, dos brinquedos. Não fique testando locais e deixando ele mais confuso. Mantenha também o horário para caminhadas, brincadeiras, alimentação e horas de sono.

Esteja sempre por perto

Não isole o pet em uma área longe dos moradores, ele ainda está se adaptando e precisa ter certeza que vocês se mudaram junto com ele!

Se você trabalha durante o dia todo fora, e seu cachorro faz muito barulho, um truque é deixar próximo a caminha dele uma muda de roupa usada, (dos donos) e um rádio ligado com volume bem baixinho, em uma estação que se tenha bastante conversa, essas técnicas ajudam a deixar os cães mais confiantes e seguros, achando que os donos estão por ali.

As necessidades básicas

Não adianta ficar irritado caso seu pet faça xixi fora do lugar apropriado nos primeiros dias. Uma alternativa é adotar tapetes higiênicos, pois normalmente eles vêm com odores atrativos para o uso como sanitários.

Não esqueça que se você não mora no térreo é preciso instalar telas de proteção em todas as janelas e sacada para maior segurança. E lembre-se de dar ao seu pet a atenção e o carinho redobrado, fazer as brincadeiras que ele está acostumado. Assim, em poucos dias ele estará ambientado e confortável com o seu novo lar.